sexta-feira, 7 de março de 2014

Igreja católica celebra início da Quaresma


Teve início nesta Quarta-Feira de Cinzas, a Quaresma, período que vai até o domingo de Páscoa, que é marcado pela abstinência da carne e pela devoção a Deus para renovar a aliança da ressurreição na fé. Na paróquia de Nossa Senhora do Rocio, em Ivatuba, as celebrações começaram na quinta-feiraCom a Missa as 20:00 horas, celebrada pelo  Pe. Jair Presinati 




 A igreja baseia-se na simbologia do número 40, com muitos significados na bíblia, como: 40 dias de dilúvio; 40 dias de peregrinação do povo judeu pelo deserto;

40 dias de Moisés na montanha; 40 dias que Jesus passou no deserto, antes de começar a vida pública como o maior pregador, por isso o grande momento que antecede a celebração pascal.
foto Ivatuba em Rede/Arquivo

Até o roxo dos paramentos litúrgicos, usados pelos religiosos têm um significado especial. Nesse período a igreja se desfaz um pouco mais dos tons festivos.
Já, o uso litúrgico das cinzas tem sua origem no Antigo Testamento. As cinzas simbolizam dor, morte e penitência. Por exemplo, no livro de Ester, Mardoqueu se veste de saco e se cobre de cinzas quando soube do decreto do Rei Asuer I (Xerxes, 485-464 antes de Cristo) da Pérsia que condenou à morte todos os judeus de seu império. (Est 4,1). Jó (cuja história foi escrita entre os anos VII e V antes de Cristo) mostrou seu arrependimento vestindo-se de saco e cobrindo-se de cinzas (Jó 42,6). Estes exemplos retirados do Antigo Testamento demonstram a prática estabelecida de utilizar-se cinzas como símbolo (algo que todos compreendiam) de arrependimento.


Quarta-feira de cinzas, obra do pintoralemão Carl Spitzweg.

0 comentários:

Postar um comentário

Os comentários postados nesse espaço não são de autoria e nem responsabilidade do autor deste blog Se por acaso, você se sentir ofendido, mande um email para joaopacheco2210@hotmail.com que ele será removido. Esse espaço é democrático, aproveite para dar a sua opinião, sem ofender ninguém.