terça-feira, 21 de março de 2017

No Paraná, 82 mil podem perder o título de eleitor

Mais de 82 mil paranaenses podem ter o título de eleitor cancelado por não terem votado, nem justificado a ausência nas últimas eleições, segundo dados oficiais do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O Paraná foi o quinto estado com maior número de ausências sem justificativa, atrás apenas de São Paulo (529.818), Rio de Janeiro (261.335), Minas Gerais (175.020) e Bahia (147.499). Em todo o País, quase dois milhões de eleitores estão nessa situação. 

A lista com o nomes fica disponível nos cartórios eleitorais por, no mínimo, dez dias, com publicidade nos meios de comunicação. Os partidos políticos também devem ser informados. Os eleitores que constarem na relação de faltosos devem comparecer ao cartório eleitoral no período de 2 de março a 2 de maio de 2017 para regularizar sua situação. O cidadão deverá apresentar documento com foto que comprove sua identidade, título eleitoral e comprovantes de votação, de justificativa e de recolhimento de multa ou de dispensa de recolhimento.
O não comparecimento para comprovação do exercício do voto, da justificativa de ausência ou do pagamento das multas correspondentes implicará o cancelamento automático do título de eleitor, a ser efetivado de 17 a 19 de maio deste ano. Cada turno do pleito é considerado uma eleição e a Justiça Eleitoral não expedirá nenhuma notificação ao eleitor informando sobre a pendência no cadastro eleitoral.
Desinteresse – Em todo o País, o número de eleitores que não compareceram às urnas no segundo turno das eleições municipais, somado aos votos brancos e nulos, foi de aproximadamente 10,7 milhões de pessoas. Ao todo, 57 cidades tiveram segundo turno, número superior ao de 2012, quando 50 municípios passaram por uma segunda rodada de votações. Entre uma eleição e outra, o número de eleitores que foram às urnas nessa etapa cresceu 3,97%.
O número, segundo o TSE, corresponde a 32,5% dos 32,9 milhões de eleitores aptos a votar. No segundo turno das eleições municipais de 2012, o número foi menor, de 8,4 milhões (26,5% dos 31,7 milhões de eleitores).

Fonte Bem Paraná

0 comentários:

Postar um comentário

Os comentários postados nesse espaço não são de autoria e nem responsabilidade do autor deste blog Se por acaso, você se sentir ofendido, mande um email para joaopacheco2210@hotmail.com que ele será removido. Esse espaço é democrático, aproveite para dar a sua opinião, sem ofender ninguém.