quarta-feira, 31 de maio de 2017

Lugares de Ivatuba: A Capela da Sapata

Um dos cartões postais de Ivatuba é o tema da  reportagem de hoje no Ivatuba em Foco.
A Capela Sapata surgiu a partir de uma promessa do Sr. José Pereira Sapata, devoto de Nossa Senhora de Fátima, feita em 1948, na cidade de Avanhandava, SP, quando, naquela época, a esposa do Sr. José, Da. Maria Rodrigues Sapata, estava com suspeita de câncer de mama e, caso a mesma fosse curada, o Sr. José construiria uma capela para Nossa Senhora de Fátima. Em 1959, eles mudaram para Ivatuba, Paraná. Entretanto, o Sr. José sofreu um acidente (queda de uma tulha) em 1961, vindo a falecer. 



Essa promessa só foi cumprida em 1964, pelo seu filho, Sr. Daniel Pereira Sapata e os irmãos, que começaram a construção da capela na entrada da fazenda, sendo concluída 3 meses após. A primeira missa na capela foi realizada no mesmo ano de 1964, pelo Pe. Pedro Jarussi. 
Resultado de imagem para capela da sapata ivatuba
PR-551

Em 1968, a Capela Sapata entra em atividade com o Pe. Anacleto Ângelo Rabachin e recebe D. Jaime Luiz Coelho em sua primeira visita pastoral, fazendo 203 confissões, 390 comunhões, 68 crismas, 2 visitas a doentes, 4 conferências e 2 pregações. 

Em 1996, a família Sapata procura o Pe.Helio Takemi Sakamoto para iniciar as obras de restauração da Capela, obtendo a permissão do Arcebispo D. Jaime para iniciar as obras.
Em 11 de julho de 1999, a Capela é reinaugurada, com festa em louvor à Nossa Senhora de Fátima e missa solene presidida por D. Murilo Krieger e concelebrada pelo Pe. Salazar e Pe. Takemi.
A imagem de Nossa Senhora veio do Santuário de Fátima, e até os sobreiros, avinheiras e outras plantas do pátio têm origem no além-mar.
A Capela da Sapata recebeu ainda outras visitas pastorais de D. Jaime Luiz Coelho (em 1972, 1977 e 1983), de D. Murilo Krieger (em 1999) e do atual arcebispo de Maringá, D. Anuar Battisti.  Recentemente ela foi reaberta pelo grupo de Jovens. Cristo da cidade, onde realizaram um encontro. 
Que Nossa Senhora de Fátima continue abençoando nossa comunidade, hoje e sempre.





Imagem relacionadaDisponivel em :

http://www.ivatubaemfoco.com.br/2015/05/grupo-de-jovem-promove-encontro-na.html

http://ivatubaemrede.blogspot.com.br/2014/05/ivatuba-capela-sapata-completa-50-anos.html

0 comentários:

Postar um comentário

Os comentários postados nesse espaço não são de autoria e nem responsabilidade do autor deste blog Se por acaso, você se sentir ofendido, mande um email para joaopacheco2210@hotmail.com que ele será removido. Esse espaço é democrático, aproveite para dar a sua opinião, sem ofender ninguém.