sexta-feira, 16 de novembro de 2018

Ivatuba possui sitíos arqueológicos de quase 9 mil anos

Mapa com os sítios arqueológicos de Ivatuba
 ( 2007, autor : João Paulo Pacheco)
Recentemente o jornal o Diário de Maringá, publicou uma reportagem sobre os sítios arqueológicos na região do Vale do Ivaí. Em 2007, no ultimo ano da minha graduação em História, realizei uma pesquisa onde foi encontrado 9 sítios com artefatos ( popularmente conhecida como pedras) próximo ao Rio Ivaí, Água  Ivatuba e Ribeirão Paiçandu, material de origem das populações indígenas Humaitás e Umbus . 
Os povos umbu chegaram há 9 mil anos, passando a se chamar umbu-vieira quando começaram a produzir cerâmica em um estágio mais avançado, antes só produziam material feito de pedras lapidadas.Depois surgiram, há seis mil anos, os povos Humaitá. Posteriormente passaram a ser chamados de humaitá-taquara, quando também iniciaram a produção de cerâmica.


Extinção

Basicamente dois fatores contribuíram para a extinção. Um deles foi a ocupação dos colonizadores nesta região, obrigando-os a buscar novos territórios, que não dominavam. "sto ocorreu em todo o país. No momento em que o colonizador chega os índios cedem seu espaço.
Outro fator que contribuiu para a extinção destes povos foi a Guerra do Patra. Os charruas lutaram ao lado dos espanhóis e os minuanos junto aos portugueses. Eles não eram povos preparados para a guerra e acabaram morrendo. Tanto os charruas como os minuanos descendiam da tradição umbu.

O material encontrado, esta exposto no Centro de Memória de Ivatuba ( antigo chalé).

 Para mais informações é só clicar aqui

3 comentários:

  1. Muito legal, isso é História!!!

    ResponderExcluir
  2. BOM DIA JOÃO!!!
    É VERDADE QUE A PREFEITURA NÃO PAGA ALGUMAS EMPRESAS A MAIS DE 60 (SESSENTA) DIAS. O QUE ESTA ACONTECENDO CONFIO MUITO NA ADMINISTRAÇÃO

    ResponderExcluir
  3. Bom dia anonimo. Preciso verificar essa informação, mas acredito ser mentira. No site da prefeitura, tem um link chamado Portal da Transparência e lá aprece tudo que a prefeitura tem pago. E pelo que parece as contas estão normal.
    Um abraço

    ResponderExcluir

Os comentários postados nesse espaço não são de autoria e nem responsabilidade do autor deste blog Se por acaso, você se sentir ofendido, mande um email para joaopacheco2210@hotmail.com que ele será removido. Esse espaço é democrático, aproveite para dar a sua opinião, sem ofender ninguém.