terça-feira, 8 de outubro de 2013

Eleições 2014: O que vem por ai?

Estamos a um ano das eleições 2104, e no últimos dias o cenário politico esteve bem movimentado com a aliança entre Marina Silva e Eduardo Campos. É impossível prever qual será o efeito dessa união  na sucessão presidencial de 2014.

Dependerá do estado da economia. Da capacidade de Dilma Rousseff reagir e assegurar  a maior fatia do tempo de TV. Da robustez da candidatura de Aécio Neves, muito fragilizada.
E vai depender do estado de espírito dos eleitores. Tudo indica que a economia não estará uma catástrofe, mas continuará a léguas de distância do espetáculo do crescimento de Lula, em 2010, que deu mais de 80% de aprovação ao governo do PT.
Como Marina e Eduardo Campos ficou a impressão de que ambos passaram a ser favoritos instantâneos --e os demais seriam derrotados sem remédio.
Mas assim como no futebol, nada adianta um time brasileiro ir à Espanha e ganhar do Barcelona num torneio amistoso no início do ano se depois não vencer mais adiante o campeonato nacional em casa. Eduardo Campos e Marina Silva dirão, com razão, que é sempre melhor já começar ganhando.
Vale ressaltar que a propria Marina tecia criticas ao governado Eduardo Campo, em março ela afirmava que o governador era fraco e fragil...
E o que garante que a relação entre os dois grupos políticos será harmoniosa nos próximos 12 meses? O que impede Marina de, numa outra decisão solitária, abandonar o projeto no meio?
Para Dilma Rousseff, foi um revés assistir ao quarto colocado na disputa receber apoio da candidata que teve quase 20 milhões de votos em 2010. Só que antes estava se desenhando um cenário no qual a petista enfrentaria três adversários competitivos: Marina, Aécio e Eduardo Campos. Agora, serão apenas dois --e quantos menos nomes de peso, mais exequível para Dilma vencer no primeiro turno.
De todos os personagens da sucessão, só um foi prejudicado em todos os sentidos: o tucano Aécio Neves, que foi a Nova York na sexta-feira para se preparar para uma palestra que daria apenas hoje.

0 comentários:

Postar um comentário

Os comentários postados nesse espaço não são de autoria e nem responsabilidade do autor deste blog Se por acaso, você se sentir ofendido, mande um email para joaopacheco2210@hotmail.com que ele será removido. Esse espaço é democrático, aproveite para dar a sua opinião, sem ofender ninguém.