quinta-feira, 27 de junho de 2013

Ivatuba decreta estado de emergência após vazão do Rio Ivaí

O município de Ivatuba, decretou estado de emergência após parte de a cidade ficar alagada por causa da vazão do Rio Ivaí. O prefeito de Ivatuba, o médico Robson Ramos (PSC), calcula que aproximadamente 100 casas foram afetadas.
O prefeito citou que as casas mais atingidas são as de veraneio, que ficam próximas à beira do rio e são usadas mais nos fins de semana. “Tivemos poucos moradores desalojados. Calculo que sejam sete pessoas, mas nenhuma está precisando de ajuda direta da prefeitura. Todos estão em casa de parentes”, explicou. Segundo Ramos, um clube e uma igreja da cidade disponibilizaram salões para pessoas que eventualmente ficarem sem abrigo.

Arquivo Pessoal / Michele Tauscheck
Arquivo Pessoal / Michele Tauscheck / A área da casa fica a 150 metros da margem do Rio Ivaí, mas mesmo assim foi atingida e a água quase chegou no telhado
+ ampliar imagem
A área da casa fica a 150 metros da margem do Rio Ivaí, mas mesmo assim foi atingida e a água quase chegou no telhado


Ramos explicou que o município declarou estado de emergência porque pode haver um gasto maior da Prefeitura para auxiliar na limpeza e em eventuais obras. “Não chegamos a acionar algum ressarcimento do governo, pois acredito que conseguiremos sanar os problemas através do município”, explicou.
A casa onde moram os pais da gerente bancária Michele Tauscheck foi uma das atingidas pelo alagamento. O terreno tem 5 mil metros quadrados e fica a 150 metros da margem do rio. Mesmo assim, Michele contou que a água ficou a um palmo do telhado. “Nossa casa está embaixo d´água”, disse. “Não tem nem como calcular o prejuízo. Perdemos eletrodomésticos, louças, roupas, armários. Temos uma piscina que foi atingida, além dos bichos que entraram dentro de casa.”
Michele contou que os pais dela perceberam na tarde de terça (25) que o rio estava com um volume maior. Eles pediram ajuda a moradores da cidade e conseguiram um caminhão para guardar roupas, camas, colchões, cobertores e peças de vestuário. “O rio chegou a subir uns 15 metros”, calculou ela.
Perigo
Segundo o prefeito e médico Robson Ramos, o alagamento trás riscos de doenças, como a leptospirose, e até mesmo de animais que podem ter contato com os moradores. “Além disso, os moradores podem pegar resfriado ou gripe e até mesmo a dengue pode aparecer de novo por causa da água parada”, comentou. “Animais selvagens podem aparecer, como cobras e as arraias que temos nos rio. É preciso ter muito cuidado.


Disponivel em:
http://www.gazetamaringa.com.br/online/conteudo.phtml?tl=1&id=1385686&tit=Ivatuba-decreta-estado-de-emergencia-apos-vazao-do-Rio-Ivai

1 comentários:

Os comentários postados nesse espaço não são de autoria e nem responsabilidade do autor deste blog Se por acaso, você se sentir ofendido, mande um email para joaopacheco2210@hotmail.com que ele será removido. Esse espaço é democrático, aproveite para dar a sua opinião, sem ofender ninguém.