terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Eleições em Ivatuba em 2014, terá sistema diferente


Maringá, Ivatuba e outras três cidades da região Noroeste do Paraná vão contar com o sistema biométrico já nas próximas eleições, em 2014. Para isso, o o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) vai iniciar um processo de recadastramento dos eleitores, que deve começar a partir de abril deste ano. O sistema biométrico permite a identificação dos eleitores por meio de impressão digital.
Segundo o comunicado do TRE, além de Maringá, a revisão biométrica também será feita nos municípios de PaiçanduDoutor Camargo, Floresta e Ivatuba. O procedimento será adotado a partir de março em Londrina e Tamarana, no Norte do Estado.
Na eleição municipal de 2012, o sistema biométrico foi utilizado em Curitiba e Balsa Nova, onde 1,1 milhão de eleitores foram recadastrados entre março de 2011 e janeiro do ano passado. Em 2014, 24% do eleitorado paranaense deve votar em urnas biométricas.
.
Como será feito o recadastramento
Quando comparecer ao TRE, o eleitor fará o cadastramento de sua impressão digital, irá tirar fotografia digital e também fará a atualização de seus dados cadastrais. No dia da eleição, ele deverá ser identificado em sua seção eleitoral por meio da impressão digital e o sistema biométrico irá liberar a urna eletrônica para votação.
Será preciso levar um documento de identidade oficial – preferencialmente com foto para - fazer o recadastramento. O eleitor poderá apresentar RG, carteira de trabalho e certidão militar de reservista.
Quem não se recadastrar terá o título eleitoral cancelado e não poderá votar. A pessoa também sofrerá outras penalidades, como não poder tirar o passaporte ou não poder se matricular em nenhum curso superior (tanto em universidades públicas como nas particulares). Os servidores públicos que não forem ao TRE terão o pagamento do salário suspenso.


http://www.gazetadopovo.com.br/vidapublica/conteudo.phtml?tl=1&id=1333595&tit=Maringa-e-Londrina-terao-urnas-biometricas-em-2014

8 comentários:

  1. quero ver morto vota agora kkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  2. nossa que bommmmmmm otimo, adorei.

    ResponderExcluir
  3. então até que enfim os mortos irão fazer jus do ditado "que descanse em paz"...pois a cada quatro anos eles ressuscitavam...

    ResponderExcluir
  4. Pra vc ver né, o Brasil, um país considerado subdesenvolvido pelos EUA tem uns dos melhores (senão o melhor) sistema de apuração de votos do mundo, enquanto os tontos norte-americanos se batem durante horas para fazer a contagem dos votos.
    obs.: Lá vota quem quiser, não é obrigatório como no Brasil.
    O TSE está de parabéns.

    ResponderExcluir
  5. Em primeiro lugar não é obrigado a votar, é obrigado a comparecer.

    Em segundo lugar nos EUA não é utilizado o sistema de votação eletrônico porque em oportunidades anteriores foi usado e testado, sendo depois disso considerado muito vulnerável.

    Em terceiro lugar, tonto é quem fala sem saber.

    ResponderExcluir
  6. Claro que os Norte-americanos acreditam que a votação eletrônica é vulnerável, assim se torna mais dificil a manipulação, e isso porque esquecemos de dizer que la a votação acontece por região, então os resultados vão sendo apresentados gradativamente, possibilitando assim os candidatos a traçarem estratégias em plena votação, o que aqui no Brasil é chamada de boca de urna, parabens mesmo ao TSE, aqui não se manipula voto, pelo menos na Urna EletRonica, so nao se sabe antes né... kkkkkk

    ResponderExcluir
  7. Para quem desejar conhecer as fraudes das urnas eletrônicas:
    http://www.youtube.com/watch?v=e_iNh1X26-U
    http://www.youtube.com/watch?v=Op9N2EyoZHo

    ResponderExcluir

Os comentários postados nesse espaço não são de autoria e nem responsabilidade do autor deste blog Se por acaso, você se sentir ofendido, mande um email para joaopacheco2210@hotmail.com que ele será removido. Esse espaço é democrático, aproveite para dar a sua opinião, sem ofender ninguém.