sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Quatro pessoas são presas por pesca predatória no Rio Ivaí


Quatro pessoas foram presas por pesca predatória durante operação realizada pela Polícia Militar (PM) Ambiental de Cianorte – equipe da Operação Verão, nesta quarta-feira (9).
Durante a operação, que visa coibir crimes ambientais, principalmente de pesca predatória, com diversas abordagens a pessoas, veículos e embarcações, os policiais receberam uma denúncia anônima de que na jusante (lado oposto ao da nascente) do Rio São Tomé, vários pescadores estavam reunidos para pesca predatória. No local, foram encontrados dois veículos automotores escondidos dentro de um canavial, à beira do Rio Ivaí.

Os suspeitos foram presos em duas abordagens. Na primeira, por volta da 0h, os policiais militares da equipe localizaram uma embarcação com dois homens de 35 anos e outro de 40 anos, ambos moradores na área rural de Japurá (a 106 km de Maringá). Dentro do barco, a PM encontrou uma rede de emalhar de 20 metros de comprimento, com malha quatorze, uma fisga de quatro pontas, 14 peixes da espécie nativa Curimbatá, um peixe da espécie Abotoado, um facão, duas varas com molinetes, além de um motor de popa do barco de 4HP.

Na segunda abordagem, por volta de 1h, em outra embarcação com dois homens de 32 anos e de 47 anos, também moradores da área rural de Japurá, a PM encontrou uma rede de emalhar de 15 metros de comprimento, com malha doze, uma fisga de cinco pontas, um gancho, três remos, 19 Curimbatás e um peixe da espécie Pintado com 77 cm.
Todos os presos foram encaminhados pelo crime ambiental para a delegacia de Polícia de Cianorte. Lá foram, autuados em flagrante delito pelo crime de pescar em período e locais proibidos, de acordo com a lei 9605/1998 (Lei de Crimes Ambientais), pela pesca de peixes nativos em tamanho menor ao permitido em legislação e dentro do período de piracema.
A Polícia Militar Ambiental relembra que a pesca se encontra proibida por determinação Federal em consequência do período da Piracema, de acordo com a Instrução Normativa n° 25, do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recurso Naturais Renováveis (Ibama). A desobediência é considerada e tipificada como crime e o infrator localizado será preso em flagrante, além de precisar pagar multa e ter todo o material de pesca apreendido.
A equipe policial orienta as pessoas que trafegam pelos rios e represas da região que tenham extremo cuidado com a navegação nestes locais, pois, com a estiagem prolongada e nível baixo das águas, pedras, troncos e outros obstáculos imóveis que representam riscos à segurança de embarcações encontram-se aflorando ou mesmo encobertos por pequena área de água. Essas situações geram risco iminente, principalmente para lanchas com motores de popa maiores de 40 hp e jet skis, que desenvolvem maiores velocidades e aumentam o risco de acidentes com ferimentos e danos em caso de colisão.


Disponível em O Diário

0 comentários:

Postar um comentário

Os comentários postados nesse espaço não são de autoria e nem responsabilidade do autor deste blog Se por acaso, você se sentir ofendido, mande um email para joaopacheco2210@hotmail.com que ele será removido. Esse espaço é democrático, aproveite para dar a sua opinião, sem ofender ninguém.