quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Homenagem aos Formandos 2012

No ultimo dia 22 de dezembro, aconteceu a Formatura dos alunos do Ensino Médio do CESFA, como professor, fui convidado para fazer um discursos em homenagem aos alunos. O momento foi bem bonito, assim acho justo, disponibilizar o texto na integra e compartilhar com vocês alguns momentos tão marcantes que tive com essa turma.


A todos os formandos.

Primeiramente, eu queria dizer que é uma honra ter esse espaço dentro da festa de vocês, então eu vou procurar não me estender muito e dizer algumas coisas que são muito importantes para mim e que eu quero que vocês guardem com carinho.
Hoje eu vim aqui pra dizer duas coisas:
A primeira é parabenizar todos vocês. A caminhada com certeza foi longa, difícil teve momentos em que o impossível parecia tomar conta de vocês, mas Deus pra acalmar tudo isso, fez nascer em cada um, o sentimento que eu considero o mais bonito da vida: a amizade.  Numa conta básica de matemática ela é responsável por aumentar as nossas alegrias, diminuir as nossas tristezas , multiplicar as nossas conquistas e principalmente dividir as nossas dores.
Pra esse 3º ano, era nítido que a amizade dava o tom das coisas. Pras meninas do 3º  A, a amizade funcionava como um mapa. Toda terça-feira de manhã, ao entrar na sala, lá estavam elas : concentradas, próximas, ou melhor unidas em um só bloco. E não adiantava querer separar, elas teimavam, falavam, chiavam e aquele grupo, a que eu me recuso chamar de panela continua imóvel.
Isso tudo foi fruto de longos anos de amizade, de convivência diária, que o tempo fez questão de sedimentar e com o pouco tempo de experiência de vida que eu tenho, posso ter uma certeza: esse sentimento, essa sintonia vai ser pra sempre. Por mais que vocês se afastem umas das outras - e isso vai ser normal por que vocês não vão ter mais aquele compromisso diário - a vida de vocês será uma outra realidade. Mas mesmo assim, quando vocês se encontrarem, vão ter a certeza que o tempo não passou e que tudo aquilo que vocês viveram continua vivo no coração de cada uma.

 Entender essas meninas? Ah é muito complicado!!! Mas afinal quem entendem as mulheres? Mulher não se compreende se deixa viver, florescer nos jardins da vida. E assim eu as vejo: inteligentes, encantadoras, sinceras e principalmente sensíveis..
Pras meninas do 3º B não foi diferente. A vocês que se formaram que enfrentaram noites de cansaço, de dureza os meu parabéns com louvor. Se a caminhada naturalmente já é difícil, imagina enfrentando percalços como o trabalho e o cansaço diário!
Para tudo na vida, tem se um objetivo, e hoje é o dia de celebrá-lo. Mas no começo desse texto, eu disse que falaria de duas coisas, a primeira foi parabenizar vocês a segunda é agradecer.
O dia 8 de fevereiro de 2012, vai ficar guardado pra sempre na minha memória. Afinal foi o meu primeiro dia de aula como professor e justamente a primeira aula foi na sala de vocês. Antes, mil coisas passavam pela minha cabeça, será que eles vão me respeitar? Será que vão gostar de mim? Será que vão entender a minha explicação? Enfim isso eram coisas que só o tempo poderia dizer e felizmente a resposta está aqui nessa noite, quando vocês me deram esse voto de confiança pra eu poder compartilhar algumas vivências nesse um ano de aula.
Se por um lado eu transmiti o conhecimento que aprendi na faculdade pra vocês, por outro recebi em troca muitas coisas boas. E aprendi uma lição: pra ser amigo, não precisa ser igual, não precisa ter a mesma idade, os mesmos gostos, o mesmo estilo. Pra ser amigo, basta ser verdadeiro, ser de coração. Nesse momento eu vou pedir licença pras meninas e falar um pouco pra essa gurizada.
“Bichos” vocês não tem noção de como eu agradeço a Deus por terem colocado vocês na minha vida. Amigos sim, mas principalmente Guerreiros. Com vocês a luta foi menos difícil, a caminhada até aqui foi menos dolorosa e cansativa. Não precisava falar nada, somente o fato de sempre estarem ao meu lado era o gás que fazia com que eu não mudasse o meu jeito e continuasse a fazer as coisas como eu sempre fiz.
Eu jamais poderia imaginar que faria tantos amigos em 2012. Justamente em um grupo que parecia fechado. Ninguém entrava, ninguém saia. Se a união das meninas parecia um mapa, a dos meninos era que nem um paredão. Firme e forte, e foi justamente nesse paredão que eu encontrei a paz que eu precisava. Construímos pontes e  derrubamos muros!
Com vocês eu aprendi que falar da hora já era ultrapassado,  que dizer massa era mais antigo ainda. A gíria do momento, quando diz que uma coisa é legal, é boa: tem que  chamar de Pica! Os meus alunos são PICA!!!
Mais do que aprender as gírias do momento, de gostar mais de futebol pra entender o papo de vocês, de curtir um pagode. Eu aprendi que nada na vida vale mais do que um amigo. E eu posso dizer com conhecimento de causa, hoje vocês são meus grandes amigos!
Um recado pra sala, não se sintam desprestigiados porque  está faltando alguém aqui nessa noite. Para mim e para outros professores, vocês são muito importantes e vão ter um lugar eterno no  coração de cada um!
 A ilha do Mel e o Cinema ficam pra uma próxima. Mas a amizade, o amor, o carinho e a confiança esses vão ser pra sempre.




Parabéns guerreiros e guerreiras, muito obrigado pelo 2012!!!  E que venha 2013.

17 comentários:

  1. MAS COMO VC É IDIOTA EM JOAO PAULO, SE VC CONSEGUIU TER A EXPERIENCIA DE SER PROFESSOR E SENTIU TUDO ISSO VC DEVERIA AGRADECER AO DIRETOR DA ESCOLA, ESTE SIM QUE TE AVISOU DA INSCRICAO DO PSS E DEPOIS CONSEGIU AULAS PARA VC.MAS SUAS ATITUDES JA NAO ME ESPANTAM MAIS, MOSTRA REALMENTE O MAU CARATER QUE VC É, E AS SUAS ORIGENS CADA VES MAIS SE DESTACAM. TOMARA QUE UM DIA VC TOME CONSCIENCIA E MUDE, PQ PARA MIM VC É UM FRUSTADO QUE TENTA DISFARCAR SEUS FRACASSOS NESTES COMPORTAMENTOS IMBECIS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. GENTE NÃO VAMOS ESQUECER QUE PSS NÃO TEM NADA HAVER COM DIRETOR, NÃO É O DIRETOR QUEM ESCOLHE OS PROFESSORES, É UM PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO.

      Excluir
  2. Idiota eu? Idiota deve ser vc que fala um monte de merda no anonimato, idiota e covarde! Cuidado com o que vc fala. Não sou mau caráter, minha família me ensinou desde pequeno que nós sempre devemos fazer as coisas pautadas no amor e no respeito. Foi assim meu relacionamento com os alunos. E pro seu engano não sou nenhum fracassado, me sinto sim, muito vitorioso, tenho amigos, familia que me ama, um trabalho digno e mais a Consciência Limpa que ajudei a mudar a história da nossa cidade. Quanto a você, você sim é um frustrado, já que sua vida não deve estar nada bem, fique ai no anonimato, chorando as suas derrotas. Inevejoso!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai que anônimo imbecil .... ninguem deve algo a Diretor , eu mesmo fui aluno do jota e de muito outros professores que foram ajudados pelo diretor e o Jota com certeza conseguio cativar os alunos e isso é mérito dele e não do Diretor....

      Excluir
  3. Quem conhece o Jota sabe a pessoa maravilhosa que ele é, acompanhei pouco tempo esse lado professor dele em Ivatuba, mas sou testemunha do amor e dedicação que ele tinha com os alunos. Se os alunos gostam tanto dele, é sinal que ele é bom professor. Quanto a esse anonimo, parece mais choro, picuinha de politica....vai se tratar querida!!

    ResponderExcluir
  4. sai do anonimo seu troxa para fala dos outros vc q é um bosta seu otario filha da puta

    ResponderExcluir
  5. NOSSA JOTA ESSA VC RESPONDEU NA ALTURA.....JOTA VC É O CARA, TEM COMPETÊNCIA, É DE BOA ÍNDOLE, E MAIS CAUSA MUITA INVEJA POR SER INTELIGENTE E AUTENTICO, ESSA PESSOA QUE FEZ ESSE COMENTÁRIO NA VERDADE APENAS GOSTARIA DE UMA ...SER VC , MAS ISSO É IMPOSSÍVEL, PORQUE VC É ÜNICO¨...

    ResponderExcluir
  6. Se ele conseguiu dar aula não foi só com a ajuda do diretor, teve que estudar e muito para chegar aonde chegou e é um dos melhores professores que tive ano passado e como você anônimo desejou eu também desejo que um dia você tome consciência e mude para criar vergonha na cara, e outra, você não tem o direito de falar que ele tenta disfarçar os fracassos postando coisas no anônimo com medo de se identificar demonstrando um comportamento mais imbecil ainda do que você diz sobre ele.

    ResponderExcluir
  7. Jotinha Além de ser um ótimo Professor, é um GRANDE Parceiro' Sinto me privilegiado de ter tido ele como meu Mestre!

    ResponderExcluir
  8. Primo só uma coisa..vc arrasa! O resto é resto ;***

    ResponderExcluir
  9. Todos sabemos que o jotinha não é mau caráter.. ele é uma pessoa super boa!! E outra se ele conseguiu ter a experiencia de ser professor é porque ele é competente, pois não é qualquer um que tem conhecimento e sabedoria para ensinar e instruir alunos!!

    ResponderExcluir
  10. se hoje ele é professor é por q ele lutou e batalhou muitos anos para chegar aonde esta hoje...por q não foi diretor q estudou pra ele,não foi diretor q comparecia a faculdade todos os dias,não foi diretor que fez ele chegar onde ele esta hoje...mais sim foi ele que conquistou isso tudo com muita vontade garra e persistência...na minha opinião uma ótima pessoa,tanto como professor,tanto como amigo...um cara 1000%....agora tem filho da puta ai que mistura vida social com política,isso que eu acho totalmente errado...muita gente fala que fomos pela cabeça dos outros por causa de política,mais não a gente fomos pela própria cabeça,não foi ninguém la e disse vota pra fulano e tal,, decidimos por nós mesmos,só queremos o melhor pra nossa cidade.agora se tem pessoas ai que não sabe perde não posso fazer nada..é igual diz o ditado,,"QUE VENÇA O MELHOR"..E POR FIM O MELHOR VENCEU...

    ResponderExcluir
  11. Garanto que essa pessoa nunca teria capacidade de ser um bom Professor com vc. Isso ai éh inveja Proff, e vc nao deve ligar pra isso nao pq quem escreveu isso naao éh pessoa como vc, pq se fosse com vc teria coragem de falar quem éh, nao éh ?

    ResponderExcluir
  12. Isso é inveja Jota,por vc ser tão querido por todos,e um excelente professor!'

    ResponderExcluir
  13. Independente de ser prima e amiga do João, fico horrorizada por esta pessoa falar de nossas origens.Ela está falando da família dele, então da origem de todos nós. Estou ofendidíssma. Quem é ela para saber sobre a vida de todos nós, que somos parte de sua família? Coloque a mão na consciência! Você não tem noção das pessoas dignas e honradas que ofendeu com esse comentário. E tem mais, João já é mestre e não vai ficar dependendo de PSS a vida inteira e muito menos terminar seus dias como um professor frustado que passou a vida fazendo sempre a mesma coisa e dando sempre a mesma aula. Se retrate, por favor!

    ResponderExcluir
  14. Mandou bem prof, vc é um cara que tem personalidade, opinião e não baixa a cabeça!! Parabens =]

    ResponderExcluir
  15. só quem tve aula com o jota pra saber como ele é um prof nota 10, carismático, atencioso..sempre perguntando se agente entendeu os conteudos...e agora vem um retardado e fala isso, que coisa. N vou me identificar pq sei q pode acontecer coisas piores, mas prof continue assim...torço pro seu sucesso sempre e obrigada por tdo. Beijossssssssssssssss

    ResponderExcluir

Os comentários postados nesse espaço não são de autoria e nem responsabilidade do autor deste blog Se por acaso, você se sentir ofendido, mande um email para joaopacheco2210@hotmail.com que ele será removido. Esse espaço é democrático, aproveite para dar a sua opinião, sem ofender ninguém.