quarta-feira, 6 de junho de 2012

Entenda a tradição de Corpus Christi

A tradição da Festa de Corpus Christi

O Corpus Christi é um feriado comemorado 60 dias após a Páscoa, sempre em uma quinta-feira, e celebra solenemente os mistérios da Eucaristia – o sacramento do Corpo e do Sangue de Cristo. Corpus Christi é uma expressão em latim que significa “Corpo de Cristo”, e é um feriado comemorado pelos cristãos. Celebrado 60 dias depois da Páscoa, e no domingo depois de Pentecostes, sempre em uma quinta-feira, e celebra os mistérios da Eucaristia – o sacramento do Corpo e do Sangue de Cristo. Normalmente é festejado com procissões em vias públicas.
Segundo a religião Católica, a celebração teve origem na Bélgica, quando uma jovem de 14 anos, por volta do ano 1206, chamada Juliana Cornellon teve a visão da Virgem Maria que a pediu para realizar uma grande festa para honra da presença do corpo místico de Jesus na Santíssima Eurcaistia². Na ocasião, o então bispo Urbano IV, consagrou o evento com as finalidades:

  • Honrar Jesus Cristo
  • Pedir perdão
  • Protestar contra os hereges que negavam Deus
No Brasil, a celebração de Corpus Christi tinha uma conotação político-religiosa, vinda com os colonizadores portugueses e espanhóis, numa procissão realizada no Rio de Janeiro em junho de 1808, com participação de D. João VI.
Em 1961, houve a oficialização da festa com um procissão em Brasília, num percurso entre as Igrejas de Santo Antônio e a Igrejinha de Nossa Senhora de Fátima. A tradição dos tapetes que enfeitam as ruas surgiu na cidade de Ouro Preto, em Minas Gerais. No início, enfeitar as ruas fazia parte de uma “competição” entre protestantes e cristãos, quando estes primeiros negavam a real presença de Cristo na Eucaristia. Os cristão buscaram fortalecer a celebração com a manifestação pública das procissões e enfeites nas ruas.

Cidades brasileiras que mais atraem turistas durante as festas de Corpus Christi

Em Pirenópolis , Goiás, tapetes coloridos formados por flores, serragem colorida e grãos tomam a cidade e encantam quem presencia a festa pela primeira vez. A cidade, bastante conhecida pela tradição dos cortejos nesse feriado santo, recebe turistas de todas as partes do Brasil, independente da fé ou do credo religioso. Para quem quer aproveitar as opções turísticas da cidade após a procissão, Pirenópolis oferece várias atividades de ecoturismo, aventura e descanso.

O município de Matão , São Paulo, é famoso por seus tapetes coloridos feitos de vidro moído,dolomitas,serragem e flores que formam uma cruz que se estendem por 12 quarteirões no centro da cidade onde passa a procissão da eucaristia,um espetáculo que reúne fé, tradição, arte e muita beleza. A festa de Corpus Christi é um dos eventos mais importantes da cidade e proporcionam um espetáculo maravilhoso de arte e religiosidade. De acordo com os organizadores, o evento atrairia um público total de 80 mil pessoas.

No município de Rodeio , Santa Catarina, a festa é realizada há cerca de 100 anos, desde a chegada dos primeiros imigrantes italianos católicos que colonizaram a região. É uma das mais tradicionais do Médio Vale por causa do tapete de serragem, flores, pó de café, isopor e outros materiais, caprichosamente feito pelos fiéis para a ocasião. A arte de fazer o tapete passa de pai para filho, em Rodeio.


Um bom feriado e merecido descanso a todos!




2 comentários:

Os comentários postados nesse espaço não são de autoria e nem responsabilidade do autor deste blog Se por acaso, você se sentir ofendido, mande um email para joaopacheco2210@hotmail.com que ele será removido. Esse espaço é democrático, aproveite para dar a sua opinião, sem ofender ninguém.