domingo, 10 de junho de 2012

Marcha das Vadias, reúne 500 pessoas em Maringá

Aproximadamente 500 pessoas de vários municípios da região participaram na tarde deste domingo da primeira Marcha das Vadias em Maringá, que percorreu as ruas do centro da cidade pedindo igualdade de direitos entre homens e mulheres.

Mulheres de diferentes idades, homens e crianças se concentraram no cruzamento das avenidas XV de Novembro e Getúlio Vargas, em frente à prefeitura, e seguiram até o Estádio Willie Davids cantando um maracatu especialmente composto para a marcha que visou chamar a atenção para a violência contra a mulher, pelo direito ao aborto, criação de creches para que mães que trabalham ou estudam possam deixar seus filhos e pela igualdade de direitos.

A manifestação, que nasceu no Canadá, já aconteceu em vários países e neste ano foi realizada em várias cidades brasileiras. Em Maringá o movimento foi organizado por um grupo independente formado por alunos e membros da comunidade acadêmica da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

"A palavra vadia vem com um significado social muito forte. A palavra parece feia, mas muito mais feio é o machismo. O nome remete a um caso que ocorreu na Universidade de Toronto, no Canadá, quando um policial que, em seu depoimento sobre segurança no campus, defendia que para evitar estupros, as mulheres não deveriam se vestir como 'vadias'. Isso causou revolta, dando início à marcha", explica uma das organizadoras do evento em Maringá, Camille Balestieri, estudante de Comunicação e Multimeios, da UEM.






retirado do site O Diario

0 comentários:

Postar um comentário

Os comentários postados nesse espaço não são de autoria e nem responsabilidade do autor deste blog Se por acaso, você se sentir ofendido, mande um email para joaopacheco2210@hotmail.com que ele será removido. Esse espaço é democrático, aproveite para dar a sua opinião, sem ofender ninguém.