quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Em homenagem ao dia da Bandeira, alunos do Regente Feijó "criam uma nova bandeira do Brasil"


No ultimo dia 19 de novembro comemoramos o dia nacional da Bandeira. A origem das bandeiras remonta à Idade Média, quando os exércitos aliados, para não se confundirem uns com os outros, usavam um pedaço de pano hasteado num estandarte, com as cores e sinais de identificação do batalhão ou companhia envolvida. Assim evitavam o temido fogo amigo.  No alto, imponentes e soberanas, demonstrando poder , homenageando alguém que se foi, as bandeiras sempre fizeram parte da vida dos Estados enquanto símbolos autênticos de representação da força de uma nação e poder político.
As bandeiras podem representar estados, cidades, países, grupos, associações, times de futebol,  enfim uma bandeira  é carregada de significados, muitos desses compartilhados com aqueles que vos representa.
Pensando assim, os alunos da Escola Estadual Regente Feijó de Doutor Camargo,  fizeram uma atividade muito interessante. A de criar uma nova bandeira nacional, na qual as cores e formas fossem particulares com as características que os alunos achavam que era importante da nossa história.
O resultado foi surpreendente. Os alunos desenharam bandeira de diversas formas e cores, mas todos com os significados restritos a cultura do nosso país. A  maioria dos alunos optaram pelas cores vermelha e preta. Numa forma de homenagear os escravos que foram as bases  da mão de obra humana. E o vermelho com alusão ao sangue derramando pelos africanos e o amor de todos os brasileiros pela pátria.
Outros alunos, desenharam a bandeira a partir dos ciclos econômicos do país, como a cana-de-açúcar o ouro e o café. Já outros inspirados pela cultura americana e na bandeira pré-republicana fizeram o retrato parecido com a Bandeira dos Estados Unidos, no entanto com outras cores: Verde e amarelo, Branco e amarelo, azul e verde.
Parabéns aos alunos do 8º A e 8º B pelo banho de  criatividade!






















12 comentários:

  1. Parabéns aos alunos pela criatividade e parabéns ao professor pelo excelente trabalho!

    ResponderExcluir
  2. Muito bacana o trabalho, parabens pros alunos e pro professor JP

    ResponderExcluir
  3. MUITO BOM VER A CRIATIVIDADE DA MOÇADA AFLORADA, QUEM GANHA SOMOS TODOS NÓS. PARABÉNS PRA DIREÇÃO, EQUIPE PEDAGÓGICA, PRA VC JOÃO E PROS ALUNOS PELAS LINDAS BANDEIRAS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bem Professor João Paulo, parabéns a vc e seus alunos, ótimos trabalhos, aliás esta Escola vem se destacando no senário educacional, principalmente nas avaliações externas, com IDEB - Índice de Desenvolvimento da Educação Básica - 5.2, a 2ª melhor média por município no Estado do Paraná e 4ª melhor Escola do Núcleo Regional de Maringá. Parabéns a toda a comunidade escola da ESCOLA ESTADUAL REGENTE FEIJÓ da cidade de DOUTOR CAMARGO/PR.

      Excluir
    2. Obrigado e Parabéns a toda comunidade escolar do Regente Feijó de Dr Camargo, pelos resultados alcançados!

      Excluir
  4. Pedagoga: Sonia Maria Gongora5 de dezembro de 2012 às 20:29

    Parabéns Professor João Paulo pela criatividade e parabéns aos nossos queridos alunos pelo empenho em desenvolver mais esse trabalho.
    Parabéns a todos os professores da Escola Estadual Regente Feijó em Dr Camargo, pois foi através da seriedade do trabalho de cada um que a Escola teve um ótimo resultado no IDEB.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara Sonia, me sinto honrado com sua presença no blog!! Esta sendo uma experiencia incrível lecionar em Dr Camargo.

      Excluir
  5. Dr Camargo vem dando show na educação, um dos maiores IDEBS da região, isso é fruto de muito empenhos dos professores, equipe pedagógica e direção. Parabéns João Paulo pelo trabalho, é nítido que as crianças absorveram o conteúdo estampado nas novas bandeiras. Parabéns aos alunos, foram criativos e perspicazes. Victor Meireles

    ResponderExcluir
  6. Parabéns Jota pl sua dedicação ,e sabedoria ...vc é o melhor...

    ResponderExcluir

Os comentários postados nesse espaço não são de autoria e nem responsabilidade do autor deste blog Se por acaso, você se sentir ofendido, mande um email para joaopacheco2210@hotmail.com que ele será removido. Esse espaço é democrático, aproveite para dar a sua opinião, sem ofender ninguém.