domingo, 9 de dezembro de 2012

16,9 mil começam hoje disputa por vaga na UEM


Cerca de 16,9 mil estudantes disputam 1.536 vagas do vestibular de verão da Universidade Estadual de Maringá (UEM). As provas serão aplicadas entre hoje e terça-feira, em Maringá e mais oito cidades. A maioria dos candidatos (68,7%) fará as provas na cidade sede da universidade, em quatro locais: UEM, Centro Universitário de Maringá (Cesumar), Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) e Faculdade Ing
As provas serão transportadas em malotes aos locais de aplicação na manhã de hoje. Seguranças e coordenadores embarcam hoje para Apucarana, Umuarama, Cianorte, Paranavaí, Campo Mourão, Goioerê, Ivaiporã e Cidade Gaúcha para fazer o treinamento dos fiscais.

Os profissionais que vão atuar em Maringá já receberam as instruções durante esta semana. Foram convocados 1.262 fiscais para trabalhar durante os 3 dias.
Ao todo, a realização do vestibular envolve 1.470 pessoas, entre fiscais, pessoal da limpeza e do transporte de materiais e de funcionários de outras instituições que prestam apoio à UEM.
Os preparativos operacionais para esta edição do vestibular começaram em agosto, logo depois da divulgação dos aprovados no concurso de inverno. Algumas decisões, no entanto, são tomadas um 1 antes. "A manutenção da taxa de inscrição, por exemplo, foi definida no ano passado porque precisa passar pelos conselhos, assim como a relação dos livros que serão cobrados", explica o presidente da Comissão do Vestibular Unificado (CVU), Emerson Arnault de Toledo.
As provas começaram a ser elaboradas em agosto. "O processo envolve 48 professores da universidade, para a composição de provas para 16 matérias", explica Antonio Cesar Alves do Santos, membro da CVU. São impressas cerca de 68 mil avaliações.
Das 1.536 vagas ofertadas pela universidade, 290 estão reservadas para os cotistas (que fizeram ensino fundamental e médio na rede pública e tenham renda familiar mensal per capita de até um salário mínimo e meio).
O total de inscritos para este concurso é 1,6% maior que no vestibular de verão de 2011.
Segundo a UEM, 34,9% dos candidatos moram em Maringá, 36,6% têm 17 anos e 56,3% são mulheres. A maioria (28,6%) tem renda familiar mensal de três a cinco salários mínimos e 53% e 50,9% cursaram o ensino fundamental e médio em escola pública, respectivamente.

Segurança
Os concorrentes precisam seguir regras rígidas para não correr risco de desclassificação. Eles são proibidos de deixar o local da avaliação com o caderno de prova e de usar aparelhos eletrônicos, como celulares, aparelhos de MP3 e relógios. "Essas ações inibem muito qualquer tentativa de fraude", garante Alves. 

Atendimento especial
Para esta edição, serão 24 concorrentes com algum tipo de deficiência que solicitaram atendimento diferenciado. Eles fizeram um requerimento pedindo atendimento especial e tiveram de apresentar laudo médico que descrevesse a deficiência. Os casos foram analisados pela CVU e equipe do Programa Interdisciplinar de Pesquisa e Apoio à Excepcionalidade (Propae).
"É estabelecido o que é possível atender e, depois, o Propae faz o treinamento dos fiscais especiais. Quando a deficiência é auditiva, cada um conta com o auxílio de dois intérpretes de Libras", diz Toledo. Conforme a necessidade do estudante, a prova é feita em sala separada.


SAIBA MAIS


http://maringa.odiario.com/maringa/noticia/710038/vestibular-para-1536-vagas-da-uem-comeca-neste-domingo/

0 comentários:

Postar um comentário

Os comentários postados nesse espaço não são de autoria e nem responsabilidade do autor deste blog Se por acaso, você se sentir ofendido, mande um email para joaopacheco2210@hotmail.com que ele será removido. Esse espaço é democrático, aproveite para dar a sua opinião, sem ofender ninguém.