segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Prova de Redação do Vestibular da UEM abordou a escolha profissional dos filhos


Este ano, a prova de redação do Vestibular de Verão da Universidade Estadual de Maringá (UEM) teve como tema a participação dos pais na escolha profissional dos filhos. Na prova aplicada nesta segunda-feira (10), os candidatos tiveram que escrever duas redações: um artigo de opinião e um texto instrucional.No artigo, o estudante teve que abordar se a influência dos pais pode ser positiva ou negativa na escolha profissional dos filhos. No segundo gênero abordado na prova, o candidato precisava redigir um texto aos leitores de uma revista, no qual fossem apresentadas instruções aos pais sobre como proceder com seus filhos no momento da escolha profissional deles.
No entanto, ela observou com surpresa a limitação imposta aos textos, que deveriam ter entre 10 e 15 linhas. “Acho que escrever um artigo de opinião em 15 linhas é muito pouco”, explicou a professora, que também comentou que o enunciado da questão poderia confundir o candidato, levando a apresentar uma resposta argumentativa em vez de elaborar um artigo.Segundo a professora de gramática e redaçãoRoberta Villibor, do Colégio Nobel, o tema já foi cobrado recentemente por outras instituições de ensino e foi considerado fácil, por tratar do cotidiano da maior parte dos candidatos. Além disso, ela informou que textos instrucionais também não são novidades para os estudantes, uma vez que este gênero já havia sido cobrado pela UEM, inclusive no Processo de Avaliação Seriada (PAS).
Gabarito
Universidade Estadual de Maringá (UEM) divulgou, na tarde desta segunda-feira (10), o gabarito do segundo dia do Vestibular de Inverno, cujas provas aplicadas foram as de língua portuguesa, literatura em língua portuguesa, língua estrangeira e redação. Havia, no total, 20 questões, cada uma com cinco alternativas somatórias.
O índice de desistências já passou dos 19%. No total, dos 16,9 mil inscritos, faltaram 3.219 – 3.093 no domingo (9) e 123 nesta segunda-feira (10). A CVU não informou a comparação com o número de faltantes no segundo dia do ano passado. Em relação ao primeiro dia, houve um aumento de três pontos porcentuais em relação ao Vestibular de Verão de 2011, quando 16,3% não compareceram.
Na terça-feira (10), os vestibulandos vão realizar provas de conhecimentos específicos, nas quais as disciplinas cobradas variam conforme a opção de curso do candidato. Os portões ficam abertos das 8h30 às 8h50, quando a prova começa. Na terça-feira (11), a prova será de conhecimentos específicos, na qual as disciplinas cobradas variam conforme a opção de curso.


http://www.gazetamaringa.com.br/online/conteudo.phtml?tl=1&id=1326583&tit=Tema-da-Redacao-e-a-influencia-dos-pais-na-escolha-profissional-dos-filhos

0 comentários:

Postar um comentário

Os comentários postados nesse espaço não são de autoria e nem responsabilidade do autor deste blog Se por acaso, você se sentir ofendido, mande um email para joaopacheco2210@hotmail.com que ele será removido. Esse espaço é democrático, aproveite para dar a sua opinião, sem ofender ninguém.