quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Festa de Nossa Senhora das Águas

Acontece no próximo domingo uma das festas mais tradicionais do norte do Paraná. O louvor a Nossa Senhora das Águas. A procissão naval em homenagem a santa, no Rio Ivaí, reunirá em torno de duas mil pessoas e cerca de cem embarcações.  
A saída e a chegada dos barcos ocorrem no Condomínio Ilha das Bananeiras, em Floresta . A procissão começa às dez horas. Após a chegada sera celebrado a missa em louvor a Virgem e depois será servido o almoço.
Esse ano a festa celebra sua 10 º Edição. O Pe Jair Favoretto promete que será um evento memorável,  Para quem não se lembra, a celebração "nasceu"as margens do rio Ivaí, em solos Ivatubenses, no ano de 2003. Porem a partir de 2009 ela passou a ser realizada no município de Floresta.
A Festa de Nossa Senhora das Águas também  foi tema da minha pesquisa durante o Mestrado em História. No ano de 2011 a ANPUH (Associação Nacional dos Historiadores) publicou um artigo de minha autoria sobre a festa, que pode ser acessado no link abaixo:

Leia aqui

5 comentários:

  1. Até isso acabaram aqui nesses ultimos quatro anos...aff!!!

    ResponderExcluir
  2. ADOLFO ERA MUITO DEVOTO DA SANTA, E O POVO DAQUI TBM....UMA PENA

    ResponderExcluir
  3. Essa festa era mto boa, uma tradição de Ivatuba, que tristeza ver q ela faz sucesso agora em outra cidade....até isso perdemos

    ResponderExcluir
  4. PARABENS PELO ARTIGO, MUITO BEM ESCRITO..

    ResponderExcluir
  5. Saudades desa festa, o povo de Ivatuba esta carente de coisas boas como essa!

    ResponderExcluir

Os comentários postados nesse espaço não são de autoria e nem responsabilidade do autor deste blog Se por acaso, você se sentir ofendido, mande um email para joaopacheco2210@hotmail.com que ele será removido. Esse espaço é democrático, aproveite para dar a sua opinião, sem ofender ninguém.