terça-feira, 21 de agosto de 2012

Movimento Paraná sem corrupção chega às escolas e colégios


O Movimento Paraná Sem Corrupção foi criado a partir de uma articulação do Ministério Público do Paraná, por meio da coordenação paranaense da campanha "O que você tem a ver com a corrupção?" A campanha nacional foi lançada em 2007 pelo Conselho Nacional de Procuradores Gerais (CNPG) e pela Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (CONAMP) com o propósito de enfrentar a corrupção de duas formas: por meios legais, processando agentes públicos corruptos; e promovendo a conscientização social para a reflexão acerca do tema e a disseminação da cultura da honestidade.

O Movimento Paraná Sem Corrupção tem o propósito de promover o combate à corrupção e disseminar uma cultura baseada na dignidade, na honestidade, em princípios éticos, na participação social e no exercício pleno da cidadania.
A proposta é que o Movimento ganhe força e envolva toda a sociedade. Neste primeiro momento, no entanto, o foco se dará na comunidade escolar. A sugestão é que, neste ano eleitoral, as ações priorizem os alunos do Ensino Médio, já que muitos votarão pela primeira vez.
A intenção é incentivar os estudantes a discutir a corrupção, despertando o interesse em participar da construção de uma sociedade baseada na honestidade e em escolhas políticas fundadas na ética. Vale destacar que o Movimento é apartidário e não serve a interesses de grupos políticos. Ele tem cunho popular e democrático, buscando incentivar o debate público para o enfrentamento à corrupção.
Através de um cronograma, foram propostas ações para que este movimento ganhe força e traga resultados com brevidade. Dentre as propostas, propõem-se a ação interdisciplinar entre História, Sociologia e Filosofia. O objetivo é contextualizar a corrupção e incentivar o rompimento desta cultura através das reflexões desencadeadas por estas disciplinas.

0 comentários:

Postar um comentário

Os comentários postados nesse espaço não são de autoria e nem responsabilidade do autor deste blog Se por acaso, você se sentir ofendido, mande um email para joaopacheco2210@hotmail.com que ele será removido. Esse espaço é democrático, aproveite para dar a sua opinião, sem ofender ninguém.