quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Coluna do Padre Orivaldo Robles

O Padre Orivaldo Robles,  vigário paroquial da Catedral Metropolitana de Maringá,  publicou uma interessante coluna no jornal o Diario de Maringá, sobre as eleições. Vou reproduzir  as melhores partes desse post aqui no Ivatuba em Foco, pois compartilho de suas idéias e vale a pena muito ler.
Há muito tempo, o eleitor vem fazendo o papel de bobo. Não só aqui. Políticos são iguais em toda parte. Só que alguns países têm nível de cidadania mais elevado e conseguem melhorar a qualidade dos eleitos.Está em sua mão decidir quem vai ocupar os cargos. O problema é que você é um só, ao lado de milhares com o mesmo poder. Como agir? Fazer a melhor escolha e esforçar-se para que outros também a façam. Está em jogo a sorte de todos. Ou nos beneficiamos todos ou vamos todos para o mesmo buraco. Não se pode brincar. Se há políticos desonestos é porque existem eleitores babacas. Alguns pontos a considerar:

Não se deixe engambelar. Candidato que nunca olhou para você agora vem com tapinha nas costas, interesse pela sua opinião, amizade que nunca mostrou. Isso é para enganar trouxa. Você decide se quer ser trouxa.
Procure descobrir quem está por trás da candidatura. Quem vai lucrar com a eleição desse candidato. Se ele está ligado a grupo econômico, a organizações fortes, a gente poderosa etc.
Veja o seu passado familiar, profissional e político. Que posições ele tem tomado, especialmente em questões que afetam muita gente (educação, saúde, moradia, desemprego, previdência social etc.). Quem nunca se importou com isso não será agora que vai começar.
Considere o nível de escolaridade do candidato. Ele terá que tratar de problemas extremamente complexos. Não basta ter boa vontade. Ainda que bonzinhos, os ignorantes são sempre manobrados pelos mais espertos.
Não vote porque é obrigatório votar. Mais que obrigação, voto é um direito. É um jeito de você ser levado a sério, de dizer o que pensa. Não vote em branco nem anule o voto. Alguém vai ser eleito. Seu voto pode fazer falta para um candidato digno. Não use o voto para protesto, gozação ou desabafo. Se nem você se respeita, por que alguém deve respeitá-lo? Quem faz isso prova que sua opinião não vale nada.
Não veja eleição como chance de vantagem pessoal. Pense na comunidade, não só em você. O favor que lhe dão como esmola (emprego, internamento hospitalar, cadeira de rodas, material de construção, óculos, botina…) é comprado com dinheiro de todos. O candidato não o paga do próprio bolso. Aceitando, você confessa que também é desonesto, que também se aproveita dos outros. Então, não tem moral para exigir honestidade dos políticos.

2 comentários:

  1. MTO BOMMMMM VAMO ACORDA POVO!!

    ResponderExcluir
  2. É um lider espiritual,mostrando para as pessoas, qual será a concequência da venda do voto,e também alertando com O TEXTO , que não afetará só o dia de hoje, mas o futuro dos que virão, sendo assim o resultado do passado, de hoje, as drogas,roubos, asassinatos e corrupção.ESTE E O GRANDE ALERTA,NÃO ENCHERGA QUEM NÃO QUE,depois não venha reclamar, porque cada um tem o governante que merece.

    ResponderExcluir

Os comentários postados nesse espaço não são de autoria e nem responsabilidade do autor deste blog Se por acaso, você se sentir ofendido, mande um email para joaopacheco2210@hotmail.com que ele será removido. Esse espaço é democrático, aproveite para dar a sua opinião, sem ofender ninguém.