quarta-feira, 15 de agosto de 2012

IDEB 2011. Ivatuba não atinge nota esperada

O Ministério da Educação divulgou na tarde de ontem o resultado da avaliação do IDEB referente ao ano de 2011. Para quem não sabe o IDEB foi criado em 2007 para medir a qualidade de cada escola e de cada rede de ensino.
O indicador é calculado com base no desempenho do estudante em avaliações do Inep e em taxas de aprovação.
Pela primeira vez, desde que o método foi implantado em 2007, o município de Ivatuba ficou com uma nota abaixo do esperado. Na avaliação do Governo Federal, o Colégio Estadual São Francisco de Assis, atingiu a média 4,8, índice menor do que a avaliação de 2009 quando o mesmo estabelecimento conseguiu a marca de 5,1.  No entanto o resultado ainda esta acima da média nacional que é de 3,7.  
Segundo o site do IDEB a meta para a avaliação de 2011 de Ivatuba estava na casa  de 5,3 o que acabou não ocorrendo.
Como podemos observar na imagem abaixo, retirada do site www.portalideb.com.br





33 comentários:

  1. Que saudades dos tempos de Adolfo Semprebom quando a educação aqui tinha ficado em primeiro lugar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem querer ser chato... A avaliação acima, cita sobre a rede ESTADUAL de educação, no qual não tem ligação alguma com o município e seus respectivos prefeitos.

      Excluir
    2. É para julgarmos temos ao menos que saber sobre o assunto...para não falarmos bobeira não é Jose Carlos?

      Excluir
  2. É, realmente, parece que a Educação aqui decaiu mesmo. Para quem foi o primeiro lugar no Paraná, é uma pena isso acontecer. Quem perde são os alunos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As brigas políticas tem atrapalhado a educação em Ivatuba, estou sabendo que Doutor Camargo é o melhor índice de cidades do nucleo de maringá 5,2 e a quarta melhor da região, até quando as direções de escolas estaduais e municipais vão ficar se preocupando com a politica e esquecer da educação...

      Excluir
    2. A tempos não viamos indices tão baixo, parece que Dr. Camargo é a 2ª melhor média do Paraná, perde apenas para Maripá...só procurar no site do mec e verificar ideb dos municípios....

      Excluir
    3. Ser comparado a doutor camargo é dose heim...afinal essa cidade~nunca se destacou em um ponto se quer...alunos de la estudam aqui, a saude de la...nem se fala vem todos pra ca pra fazer cirurgias, vacinas e atendimento de UBS....eles surpreenderam mesmo!!!

      Excluir
    4. Sou de doutor camargo e estudo em Ivatuba, realmente me surpreendi com o resultado, ja estudei emcamargo e sei como é, se fosse tao bom não estaria hoje em ivatuba...tem alguma errada, mas ja fomos destaque, a gente consegue reverter é so nos alunos darmos um pouquinho mais de valor no que é dado em sala com os professores.

      Excluir
  3. e a outra escola? que média ficou?

    ResponderExcluir
  4. O engraçado que qdo se atinge nota boa e é destaque o merito é dos professores e quando a nota não é atingida a culpa é do prefeito que não tem nada haver com isso....está ai o motivo da nota baixa...ao inves de uns e outros se preocuparem com o que realmente importa ficam perdendo tempo com picuinhas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esta nota é da estadual não da municipal... A municipal não foi divulgada.

      Excluir
    2. Concordo plenamente, temos que concordar que os professores tem de pegar um pouco mais firme e a de convir que os politicos não tem nada haver com o IDEB. Vamos la moçada vamos dar um pouquinho mais de suor e ser destaque novamente na proxima avaliação. Afinal errar é humano, e o esultado ainda esta acima da média nacional que é de 3,7. Não desistam alunos e professores!

      Excluir
    3. Concordo com vc. em parte, anônimo das 12:24h. É preocupante essa queda. É preciso saber o que aconteceu, onde estão as falhas e tentar resolver. Os alunos não podem pagar por "picuinhas" como vc. disse. É o futuro deles que está em jogo. Mas não acredito que isso seja culpa dos professores também. E acho que o prefeito não tem nada a ver com isso, mesmo porque a escola citada é estadual e não municipal. Se alguém tem algo a ver é a direção pedagógica da escola. De qualquer forma, discussões não adiantam, é preciso procurar os pontos fracos dessa escola e fazer o possível para torná-los fortes! Ou seja, resolver o problema!

      Excluir
    4. Quanto aos políticos terem ou não a ver com o IDEB, anônimo das 16:31h, eles têm a ver sim, cada um na sua esfera estadual ou municipal, pois são eles quem administram as verbas da Educação, investindo numa educação de qualidade - com tudo que isso acarreta - além de pagar os salários dos professores. Todavia, a responsabilidade também é de todos os profissionais, professores, funcionários do administrativo e principalmente da direção pedagógica que faz o acompanhamento e orientação aos professores e demais funcionários.

      Excluir
    5. Concordo com você Fatima, como disse...devemos apenas lembrar que os professores não podem fazer milagres, os alunos devem se esforçar mais porem a cobrança vem dos professores e a direção que cobra os mesmos, entretanto se os professores não deram conta e não sabem o que aconteceu o que a direção poderia fazer? afinal quem esta em contato direto com os alunos são os professores. Mas devemos acreditar que na proxima avaliçao esta nota suba afinal quem ja esteve no topo nunca gosta de ficar por baixo...vamos la galera mostrem que são capazes.

      Excluir
  5. E concordo com a pessoa acima....a educacao nao esta nas maos do principalmente o 2 grau, creio que esta sim na culpa em que condicoes o estado paga os professores...culpa tbm dos dias atuais onde os jovens nao se preocupam mt com o futuro...hj em dia querem apenas ficarem ligados no computador para jogar....nao uso o computador para fins educativos...e outos fatores graves vem causando a decadencia escolar...famila...salario...sobrevivencia humana hj parece nao ter importancia aos gopvernantes...poe eles pra viver um dia de salario minimo...que ai eles quem sabem tome um pouco de vergonha na cara e fazem alguma coisa pelo futuro de nossos filhos...e PAIS...OLHEM MAIS PARA SEUS FILHOS NAO ACHEM QUE DAR UM PLAYTATION...ESTARA DANDO AMOR E CARINHO ...AVALIEM MAIS A EDUCACAO FAMILIAR PRIMEIRO ...POR QUER EDUCACAO E OBRIGACAO EM PRIMEIRO LUGAR DOS PAIS...os professores fazem a parte deles...facamos nos a nossa.

    ResponderExcluir
  6. Porque não tem ideb da escola municipal?

    ResponderExcluir
  7. A Secretaria Municipal de Educação do Município de Ivatuba esclarece a quem possa interessar que o IDEB da Escola Municipal no ano de 2011 não foi divulgado por que não havia turma de 5º Ano para fazer a Prova Brasil, requisito necessário para participar do Índice, portanto não houve prova, não houve nota. Isto ocorreu porque ao se implantar o Curso do Ensino Fundamental de 9 Anos (obrigatório) em 2008 o Ensino Fundamental de 8 Anos foi sendo extinto, porque o Município não tem Alunos suficientes para os 2 Cursos. Na época da Implantação optou-se pelo Ensino Fundamental de 9 Anos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado a Secretaria Municipal de Educação pelos esclarecimentos. Sejam sempre bem vindos, o espaço esta a disposição de vocês.

      Excluir
  8. Os dados do IDEB deveriam ser um indicador para os Pais saberem como esta a qualidade do Ensino ofertado ao seu filho, mas infelizmente esta sendo usado para a competição entre escolas e Municípios.
    A mudança na escola depende de uma transformação na sociedade

    ResponderExcluir
  9. Nunca precisei de IDEB pra me mostrar a qualidade da Escola que meus filhos estudam. A melhor avaliação é feita pelos pais que estão sempre atentos, participando da vida escolar dos seus filhos, comparecendo nas reuniões de pais, observando o caderno dos filhos, sendo parceiros da Escola, dando a sua contribuição para a construção da qualidade do Ensino Público. Não devemos ficar atribuindo a outros a responsabilidade que é nossa, seja administrador publico, pai, alunos e comunidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eh verdade na epoca do adolfo os pais e os professores faziam isso sempre com alegria por isso o ideb ficou em primeiro lugar no parana

      Excluir
    2. Dona cida fais falta.

      Excluir
  10. Legal Joao Paulo, seu bloq virou uma sala de discussoes com sugestoes, dicas,reclamacoes e outros. Isso serve para melhorar varios temas, parabens vamos abrir varios foruns. Acredito muito em nosso ensino logo estaremos no topo outra vez...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dr. Robson muito obrigado pela participação, seja sempre bem vindo! Um abraço

      Excluir
    2. Dr Robson, aproveitando que está presente no blog.
      que tal discutirmos sobre os vandalismos que andam acontecendo na nossa cidade?
      avenida que nao para com nenhuma lampada pq o povo quebra, cartazes de politicos que são arrancados a td tempo, muros pixados
      oq o senhor tema dizer sobre isso???

      Excluir
  11. anonimo das 8:34 n posso publicar seu comentário, pois vc faz uma citação indireta.... só posso publica-lo se tiver menção de autor.

    ResponderExcluir
  12. parabéns joão Paulo pela materia, pelo menos voce tem coragem de divulgar o resultado , não para denegrir a imagem de Ivatuba, mas sim para deixar um alerta para quem esta governando o Municipio, mostrar que o tempo não para e que é preciso estar atento a evolução e dando condições de trabalho a estes bravos trabalhadores que são os professores e deixar de lado as picuinhas da politicagem,mas temos a certeza que novos tempos virão e Ivatuba tem condições de voltar a ser referencia não só na educação,mas sim em todas as outras areas.

    ResponderExcluir
  13. Ola João Paulo, sou moradora do Refugio, gostei mto do seu blog...mas estou triste com a situação de Ivatuba,

    ResponderExcluir
  14. Eleições e educação 3: o Ideb decide voto?
    Por rigon | setembro 5, 2012 07:03

    Um estudo científico analisou o impacto do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) sobre a probabilidade de reeleição de prefeitos em municípios brasileiros. Os resultados mostraram que, na média, um ponto a mais no Ideb aumenta em torno de 4.5 pp. a probabilidade de reeleição. Mas, não podemos nos esquecer que muitos municípios e escolas mascaram os dados para receberem mais verbas, colocando em descrédito o índice.

    Ivana Veraldo

    ResponderExcluir
  15. É só uma fase, vai melhorar, são vários fatores que influenciam esses números.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. voce eh muito boa simone mas nao adianta cubri a verdade

      Excluir
  16. Acredito que temos que melhorar o ensino aqui em Ivatuba, com estrutura melhor ( outra escola), remunerar melhores os professores, que convenhamos o que eles ganham e uma miséria para esses mestres, e o que eu acho primordial e fazer um ambiente de trabalho onde eles se sintam bem. Com tudo isso + esporte devemos diminuir muito o vandalismo e e claro nao podemos esquecer de colocar a guarda municipal que vai trabalhar cooperando com a policia para acabar esse vandalismo e roubos aqui.

    ResponderExcluir

Os comentários postados nesse espaço não são de autoria e nem responsabilidade do autor deste blog Se por acaso, você se sentir ofendido, mande um email para joaopacheco2210@hotmail.com que ele será removido. Esse espaço é democrático, aproveite para dar a sua opinião, sem ofender ninguém.