sábado, 1 de setembro de 2012

As musicas mais tocadas: Anos 90

Dando sequencia na série "As musicas mais tocadas", a coluna de hoje fala da década  dos anos 90, a década de 1990 foi marcada por musicas do Pop Rock, passando pelo Axé e pagode. Antes de falarmos sobre as musicas mais tocadas, vamos relembrar alguns acontecimentos importantes desse período.

*Em 31 de dezembro de 1991, a URSS (União das Repúblicas Socialistas Soviéticas deixa de existir).
* Em 25 de setembro de 1992, o Congresso Nacional aprova o impeachment do presidente Fernando Collor. Assume o vice-presidente Itamar Franco.
* Em 1 de maio de 1994 (domingo) faleceu o piloto de formula 1 brasileiro Ayrton Senna, durante uma prova em Imola (Itália).
* Em julho de 1994, ocorre a Copa do Mundo de Futebol nos Estados Unidos e o Brasil torna-se tetra-campeão.
* Em 1 de julho de 1994 tem inicio o Plano Real, criado para diminuir e controlar a inflação no Brasil.
* Em 24 de agosto de 1995 é lançado, pela Microsoft, o sistema operacional Windows 95.
Desenhos animados que fizeram sucesso na década de 90: Thundercats, caverna do Dragão, Smurfs, He-Man, She-Ra, Cavalo de Fogo, X-Men, Cavaleiros do Zodíaco, Pokémon, Tartarugas Ninja, Os Simpsons.
*Em 2 de março de 1995, morrem, num acidente aéreo, todos os integrantes do grupo musical Mamonas Assassinas.


Agora as musicas que mais tocaram nesse período;

5º lugar- Kaoma- Chorando se Foi
Clássico  da Lambada, a musica Chorando se foi, do Grupo Kaoma, foi a mais tocada do ano de 1991 e estorou no mundo inteiro, fenômeno só repetido 22 anos depois com o hit do Michel Teló, Ai se eu te pego, sucesso em toda Europa. Ano passada a cantora latina Jenifer Lopez usou a base instrumental dessa musica e transformou   On the floor em um dos hits de 2011.



4º lugar-  Zezé di Camargo e Luciano- É o amor
É o Amor é uma canção composta por Desmond Child e Zezé Di Camargo para integrar o primeiro LP de sua parceria com seu irmão, a dupla Zezé Di Camargo & Luciano, no ano de 1991. É o Amor foi a última música do disco da dupla e a que estourou e alavancou a carreira dos irmãos goianos. O sucesso da canção foi tanto, que o hit chegou a ser gravado por Maria Bethânia e também pelo grupo Raça Negra.


3º lugar-  Caetano Veloso-Sozinho
A musica de autoria de Peninha, foi a mais tocada no final dos anos 90 e recolocou o cantor Caetano Veloso nas rádios de todo país. A letra fala de alguém apaixonado que sofre por estar longe da pessoa amada. A canção tambem ja foi gravada pela Sandra de Sá.


2º lugar- Só pra Contrariar - Depois do Prazer
Maior hit do grupo de pagode, Depois do Prazer foi a musica mais tocada de 1997, o disco com mesmo nome vendeu 4,2 milhões de copias, sendo o disco mais vendido da história do Brasil. A musica serviu tambem para afirmar os pagodeiros do SPC no cenário musical brasileiro.




1º lugar- Mamonas Assassinas- Pelados em Santos
Impossível alguém não saber pelo menos um trecho, dessa musica que para muitos é considerados um dos hinos dos jovens dos anos 90.  O som do grupo era uma mistura de punk rock com influências de gêneros populares, tais como forrósertanejo, além de heavy metalrock progressivopagode e o vira português
A carreira da banda, com o nome de Mamonas Assassinas, durou de julho de 1995 até 2 de março de 1996 (pouco mais de 7 meses) e não só a morte de seus integrantes, como também o sucesso destes, foi meteórico e estrondoso. Com um único álbum de estúdio, Mamonas Assassinas, lançado em junho de 1995, o grupo acarretou a venda de mais de 3 milhões de cópias no Brasil. Um fenomeno, no qual todas as musicas do cd fizeram sucesso nas rádios.
A musica foi composta pelo vocalista Dinho, para sua então namorada Mirela, o clip, engraçado como a banda ficou por semanas no topo do disk MTV.




Daqui duas semanas tem mais e a década vai ser os anos 80!


2 comentários:

Os comentários postados nesse espaço não são de autoria e nem responsabilidade do autor deste blog Se por acaso, você se sentir ofendido, mande um email para joaopacheco2210@hotmail.com que ele será removido. Esse espaço é democrático, aproveite para dar a sua opinião, sem ofender ninguém.