quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Cotas raciais. A favor ou contra?

O debate sobre as cotas raciais é longo na história do Brasil, durante  algum tempo fui contra cotas para negros para o ingresso nas universidades públicas do Brasil. Por que mudei de ideia? Explico abaixo:
Mudei de ideia quando assisti a uma entrevista em que uma mulher apresentava os dados dos cotistas e mostrava que o desempenho acadêmico deles era igual ou superior ao dos que entraram sem cotas. Parei para refletir: uma vez graduado, o que me interessará naquele profissional? O fato dele resolver o problema para mim ou o modo como ele ingressou na universidade?
Outro questionamento: temos um ministro no STF que é negro. Ele é bom? Por que somente agora temos um negro na mais alta côrte da Justiça? Ele foi o primeiro negro a ser capaz de ocupar esse cargo? Ou foi mesmo necessário uma decisão política para mudar o curso da História?
Constatação real: negros não têm as mesmas oportunidades. A maioria dos brancos  preferem abrir portas para  iguais em aparência. Exemplo prático: em uma situação em que dois funcionários têm a mesma competência e pleiteiam uma única vaga disponível, o branco leva vantagem. Isso é racismo! É mesmo. Mas como capitalista, o patrão irá pensar naquele que terá mais aceitação entre qualquer cliente que procurar sua loja.
 Nós aprendemos desde pequeno que o padrão universal de beleza está em figuras como Branca de Neve, A Bela (de A Bela e a Fera), a sereia Ariel e seus cabelos sedosos. Alguém pode me dizer o nome de cinco supermodelos negras?
Joaquim Barbosa ministro do STF
 Aí você esbraveja: tem que melhorar a escola pública! Tem sim. Com certeza. Mas também aprendi que entre dar o peixe e ensinar a pescar, dê primeiro o peixe porque com fome ele morre antes de aprender a primeira lição. Em outras palavras, medidas emergenciais como as cotas são concumitantes às medidas à longo prazo como a reestruturação do ensino público brasileiro.
 Vamos deixar de hipocrisia. O racismo não será criado com as cotas. Ele já existe e dificulta a vida de muita gente. Porem, mais negros graduados e financeiramente mais favorecidos só melhorará a aceitação de sua cor. É claro que uma lei de cotas deve ser mais abrangente que só o simples tipo de pele. Outros fatores também precisam ser considerados para que ninguém diga que "aquele nego rico entrou no meu lugar".
 Ao mesmo tempo, entende-se que é uma forma de se redimir com os negros depois de séculos de perseguição racista, oferecendo-lhes mais oportunidades de ingresso no mundo social, com garantias de estudos e empregos, que geralmente lhes são negadas, justamente por conta da sua cor.
O fato é, o Brasil tem uma divida  social com os negros.  Foram trezentos anos de escravidão africana no Brasil representada pelo cruel regime social de sujeição do negro e utilização de sua força, explorada para fins econômicos, como propriedade privada do homem branco, que criaram problemas bem mais graves e profundos do que geralmente se imagina.
Foram eles que durante 300 anos construíram as bases econômicas do Brasil, em condições brutais de escravatura, a custo da completa exclusão da sociedade, impedidos de se educarem minimamente!!!
 
Como bem diz o ex-senador Cristóvão Buarque, a solução da dívida social é a educação. Sem educação, jamais será resolvida a questão social. Deste modo, impõe-se priorizar urgentemente a educação dos negros . Ou seja, do jeito que está não dá para continuar. Temos que interferir até que as cotas não sejam mais necessárias. Por enquanto são. E qualquer branquinho como eu que tivesse nascido negro seria mais aberto a perceber a importância das cotas.


Abaixo  reproduzo um vídeo, que inclusive  trabalhei na sala de aula com os alunos, sobre as condições de vida do negro durante a época do Brasil colonial . O vídeo traz cenas do filme Amistad, a crueldade com os africanos foi sem tamanho.




http://www.ufpa.br/beiradorio/arquivo/beira12/noticias/noticia5.htm
http://www.pciconcursos.com.br/comopassar/as-cotas-para-negros-por-que-mudei-de-opiniao
http://meiodonada.blogspot.com.br/2009/06/porque-sou-favor-de-cotas-para-negros.html
http://blogdoronaldocesar.blogspot.com.br/2012/05/contra-ou-favor-da-cota-para-negros-nas.html

3 comentários:

  1. Enquanto não houver uma real democracia, sem preconceito e discriminação, e com educação de qualidade e oportunidades REAIS para TODOS, sou absolutamente a favor de cotas tanto para negros, quanto para carentes e pessoas com deficiência.

    ResponderExcluir
  2. Gostei bastante do seu artigo, muito bom, bem claro!!!! Parabens

    ResponderExcluir
  3. Muito bom Jotinha, até mudei de opinião...

    ResponderExcluir

Os comentários postados nesse espaço não são de autoria e nem responsabilidade do autor deste blog Se por acaso, você se sentir ofendido, mande um email para joaopacheco2210@hotmail.com que ele será removido. Esse espaço é democrático, aproveite para dar a sua opinião, sem ofender ninguém.