sexta-feira, 21 de setembro de 2012

População de Quinta do Sol faz protesto por mais segurança


A população da cidade de Quinta do Sol após uma onda de furtos ocorrido em lojas no centro da cidade saiu às ruas em protesto na tarde desta terça-feira (18). Os comerciantes fecharam as portas e aderiram ao protesto que contou com cartazes pedindo uma solução para a criminalidade no município.

Um comerciante declarou a um jornal da região que existe um clima de insegurança em Quinta do Sol desde o início do ano. Segundo ele já foram vários assaltos e sempre com os mesmos bandidos, mas ninguém foi preso. Na madrugada de segunda-feira (18), mais uma vez a loja Eletro Mercantil foi alvo de criminosos que levaram televisores.
O comerciante ainda disse que os policiais militares do destacamento da cidade fizeram diligências e até houve perseguição a um carro que estaria sendo usado pelos criminosos, mas eles conseguiram fugir.
O comandante do 11º Batalhão da Polícia Militar de Campo Mourão, Major Wanderley Castro, disse que a cidade possui um efetivo de seis policiais, mas eles trabalham em sistema de rodízio.
De acordo com as informações do Major, os policiais que são apenas dois por turno de serviço de 24 horas, além de rondas e atendimentos a ocorrências quando solicitados, eles precisam às vezes, permanecer no destacamento, pois o turno é de 24 horas ininterruptas, o que seria praticamente impossível com o pouco efetivo policial disponível permanecer 24 horas cuidando do comércio da cidade, já que a polícia militar tem por obrigação, além do policiamento na área central, policiar bairros e área rural do município e ainda quando solicitada presta apoio a outros destacamentos policiais em situação de emergência.
Infelizmente a situação é de temor mesmo, conforme disse o comerciante, os criminosos que realizaram os furtos no comércio da cidade são os mesmos, e sendo assim, já que estes crimes já vêm acontecendo há vários meses, a situação vai além da alçada da Polícia Militar, pois o serviço de investigação deve ser feito pela Polícia Civil, o que poderia colocar estes criminosos atrás das grades.
A Polícia Militar de Quinta do Sol como a maioria das outras cidades dispõe de efetivo reduzido e de apenas uma viatura para atender todas as ocorrências. A situação é preocupante, mas um serviço investigativo deve ser feito rapidamente para tirar estes criminosos de circulação e dar mais tranquilidade a população não só de Quinta do Sol, mas de tantos outros municípios em situação parecida.
Em algumas cidades da região, além de câmeras, ainda existem o serviço privado de segurança e monitoramento, onde vigias uniformizados com rádios comunicadores e telefone celular permanecem durante toda a noite cuidando apenas do comércio, como é o exemplo de Fênix e Barbosa Ferraz, onde qualquer situação suspeita presenciada por eles prontamente é comunicado a PM, o que cria mais uma barreira para a ação dos criminosos.

Disponivel em Coluna do Rato 

0 comentários:

Postar um comentário

Os comentários postados nesse espaço não são de autoria e nem responsabilidade do autor deste blog Se por acaso, você se sentir ofendido, mande um email para joaopacheco2210@hotmail.com que ele será removido. Esse espaço é democrático, aproveite para dar a sua opinião, sem ofender ninguém.