domingo, 9 de setembro de 2012

Drogas e Violência

Ultimamente tenho recebido muitas queixas de internautas reclamando da violência na cidade e de algumas atitudes de determinados grupos. Realmente, nos últimos anos o problema da violência e das drogas cresceu muito na cidade, de uma forma que isso  virou  uma realidade.
No entanto, antes que os moradores acostumem e se conformem com esse triste quadro, é necessário refletir algumas questões para o povo, afim de trazermos uma solução pra esse problema.
Na sua opinião qual a causa de tanta violência? É dever da sociedade e de cada um tentar analisar as causas mais profundas desse problema que deixa a população amedrontada.
Uma sociedade que não trabalha para eliminar as desigualdades sociais, acabará pagando muito caro pelas conseqüências dessa situação injusta. Um exemplo: Aquela roupa da moda, o carro, a casa própria... tão enaltecidos pela propaganda e que muitos já possuem e usam normalmente, tornam- se bens praticamente proibidos por uma fatia considerável de pessoas da mesma sociedade que, por diversos motivos, não tem poder de compra.
Dessa forma, o cidadão, não tendo possibilidade de obter seus direitos, tenta conseguilos apelando à violência. O mercado das drogas emprega, atualmente, milhares de crianças e adolescentes, dando, embora de forma imprópria, uma esperança econômica para eles e para toda a família. É dinheiro fácil que chega ao bolso do traficante através do dependente químico, cliente fiel.

DAS DROGAS PARA A VIOLÊNCIA
O dependente, quase sempre, perde a família, o emprego, os amigos, mas não a droga. Mas, para consegui-la, é preciso conseguir o dinheiro, muito dinheiro, sempre mais dinheiro. E quando o status social do dependente não lhe permite isso, quase de imediato parte para a violência do roubo. Progressivamente começa a ser violento contra aqueles que não aceitam sua situação: sua família, seus amigos, colegas de trabalho e, finalmente, contra si mesmo.
Todavia, a maior e a mais explícita violência é a do tráfico de drogas. Esta tem o poder de dilacerar toda uma sociedade: ela é a responsável pela manutenção dos usuários, como também pelo recrutamento dos futuros criminosos
A violência gerada pelas disputas de pontos de vendas da droga e pelo armamento adquirido para a defesa interna e contra a polícia, são as razões pelas quais podemos afirmar que quem compra drogas é o principal patrocinador da violência.

O CICLO DA VIOLÊNCIA
“Violência gera violência”, é o que afirmaram os grandes pacifistas da história. Como conseqüência, uma sociedade violenta gera filhos violentos que, por sua vez, serão geradores de uma sociedade violenta. Um exemplo: A tomada de um ponto de droga por um traficante é feita através da violência. Para isso se mata ou ameaça com o intuito de amedrontar.
Naturalmente, isso desencadeará na facção rival o desejo de vingança que também matará para mostrar seu poder, e assim vai. A violência não terá fim se não houver uma profunda mudança de condições sociais e uma melhor formação e educação desta geração de crianças e adolescentes.


PROBLEMA DO CRACK

O crack se alastra porque é uma droga barata e mais viciante (e devastadora) que as outras. Drogas como maconha, cocaína e LSD foram ícones de uma época principalmente nos anos 70 (maconha) e 80 (cocaína). Já o crack nunca teve glamour. A Cracolândia, área mais  decadente centro de São Paulo, era praticamente seu único habitat. Acabou se alastrando no boca a boca, chegando à classe média. "Não existe essa coisa de droga de pobre ou droga de rico", diz o dr. Carlos Salgado, presidente da Abead (Associação Brasileira de Estudos do Álcool e Outras Drogas). "Uma droga leva à outra. Quem fuma maconha pode passar a fumar crack quando ouve que aquilo vai dar um barato maior."

O crack nasceu nos guetos americanos e se alastrou pelo mundo, principalmente nas grandes cidades. Mas hoje já há relatos de grupos de viciados até em plantações de cana no Brasil. Nas cidades do interior, lugares como rodoviárias e praças centrais parecem ter se tornado "filiais" da cracolândia paulistana.



O QUE POSSO FAZER?
Tenho certeza de que você está se questionando seriamente: mas como eu posso fazer algo diante deste problema? Que bom se todos se preocupassem como você. O nosso papel não é jogar a culpa nos outros ou achar responsáveis, mas sim fazermos a nossa parte. Pequenas atitudes podem ter grande impacto. Uma nova postura diante desse problema, usada por muitos adolescentes, leva progressivamente a uma nova postura coletiva.
Se esta geração de adolescentes decidisse dizer “Não às Drogas”, seria o passo inicial para diminuir a violência no Brasil. Eis algumas atitudes práticas que você poderá adotar:
· Participe de algum programa solidário (distribuir cestas básicas, visitar asilos e creches...).
· Ofereça-se como voluntário em projetos que ocupam menores de rua com orientação profissional, esportes, alfabetização,...
· Converse e proponha debates em sua escola sobre temas como: ética, moral e drogas e suas conseqüências para a sociedade.
· Busque uma vida de menos ostentação. Diante de tanta miséria, certas regalias  que temos acesso chegam a ser agressão.
· Verifique se os políticos estão trabalhando pela comunidade. Junte seus amigos e cobre!

UNIDOS VENCEREMOS!
Essas pequenas atitudes podem promover uma grande mudança. Comece com você mesmo. Seu exemplo contagiará sua galera. Já pensou que maravilha conseguirmos viver num mundo mais feliz, tranqüilo, solidário?
Faça sua parte. Mas comece hoje mesmo! Melhor ainda se você reunir uma turma boa para fazer algo em prol do bem comum. Como diz aquela célebre e conhecida frase: “a união faz a força”.




http://www.planetanews.com/news/2006/10445
http://drogasigualviolencia.blogspot.com.br/
http://www.pime.org.br/missaojovem/mjdrogasdroga.htm
http://drogasigualviolencia.blogspot.com.br/

16 comentários:

  1. ERA BOM SE OS POLITICOS DA NOSSA CIDADE LESSEM ISSO...

    ResponderExcluir
  2. é verdade..mas melhor ainda seria os candidatos tbem ler..assim quem sabe sabeiam como agir!

    ResponderExcluir
  3. Tem candidato q n da minima pra essas coisas de blogs, internet, só q se prestassem mais atenção nisso, ajudaria mto! Tem politico q vive ainda na época da ditadura, do coronelismo...uma pena pq assim a cidade n muda

    ResponderExcluir
  4. Isso é uma questão que envolve família, sociedade é também poder público,não podemos só culpar o poder público, tem que haver diálogo entre esses três,porque a união de todos é onde haverá a solução.Pensar em projetos que retirem os usuários das drogas e insira-os na socidade, já reabilitados.

    ResponderExcluir
  5. isso ai...ao inves de ficar pagando para eeles fazerem mais e mais cagads em nossacidade

    ResponderExcluir
  6. João Paulo , falando em outro tipo de droga, voce já circulou lá no JARDIM REFUGIO,se ainda não de um pulo até lá e veja a situação do asfalto novo que foi feito a pouco tempo, dá dó de ver , as predas já começaram a voar.tire uma foto e coloque no seu blog para mostrar o descaso com o dinheiro publico.
    outra coisa ,de uma olhada na rua do cemitério vê se voce consegue andar na calçada, sérá que a calçada dali e um bem particular do proprietério.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é isso mesmo também vi . o asfalto já acabou.

      Excluir
    2. isso mesmo , faça isso confere para ver a realidade de nossa cidade, mostre o povo quer ver.....

      Excluir
  7. JOÃO PAULO, SEU BLOG REALMENTE DESPERTOU NO POVO DE IVATUBA E REGIÃO MUITA EXPECTATIVA,O QUE ESTA OCONTECENDO EM NOSSA CIDADE, QUE ERA TÃO TRANQUILA E AGORA ESTA PRESTES A EXPLODIR COM TANTA VIOLÊNCIA,SEMPRE NA ÉPOCA DE POLITICA, SERÁ QUE UM DIA IREMOS TER LIBERDADE DE EXPRESSÃO E AÇÃO SEM SERMOS COAGIDO E VIGIADO, PELOS COMENTÁRIO DIZ QUE TEM CAMERAS E GRAVADOR EM TODA A PARTE DA PRAÇA CENTRAL, VIGIANDO A TODOS, SE ISSO FOR VERDADE A INDGNAÇÃO E MUITO MAIOR AINDA.POR FAVOR ALERTE ISSO A POPULAÇÃO PARA ELA FIQUE SABENDO DESTE FATO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é isso mesmo joão paulo será que estamos na prissão para sermos vigiado.

      Excluir
    2. pode não ser uma prissão anonimo da 12.58, mas, é uma coação , é sersear os seus direitos de ir e vir.......

      Excluir
  8. A POLITICA SEM POLITICAGEM É TÃO IMPORTANTE QUANDO CUIDAR DA SAÚDE DA EDUCAÇÃO, PORQUE É ATRAVÉS DESTA CIÊNCIA QUE PODEMOS TRANSFORMAR UMA CIDADE , UM ESTADO UM PAÍS, NÃO PODEMOS BAIXAR A GUARDA E ACEITAR CALADO ESTA COAÇÃO ESTA PERSEGUIÇÃO SEM SENTIDO, TODOS TEM O MESMO DIREITO DE OPTAR POR UM LADO OU POR OUTRO, VAMOS DEIXAR O POVO DECIDIR SEM CERCEAR O SEU DIREITO DEMOCRÁTICO DE SE EXPRESSAR.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. isso mesmo anonimo obrigar todos os f.....a colacar placas isto não é uma coação?

      Excluir
  9. o problema jota é o seguinte, a polica prende mas tem uns politicos q manda soltar...ai fica essa zona

    ResponderExcluir

Os comentários postados nesse espaço não são de autoria e nem responsabilidade do autor deste blog Se por acaso, você se sentir ofendido, mande um email para joaopacheco2210@hotmail.com que ele será removido. Esse espaço é democrático, aproveite para dar a sua opinião, sem ofender ninguém.